Hoje o artigo vem num formato diferente, para abordar o assunto de segurança sob um aspecto também diferente.
Esse blog é dedicado a falar sobre segurança para usuários de computadores, da Internet e da Web, e penso que ao longo desses quatro meses de existência várias informações úteis tenham sido apresentadas aos leitores que me acompanham, com a paciência e o interesse pelos quais sou imensamente grato. Mas hoje quero falar sobre um aspecto diferente da segurança: a segurança física de todos nós. Mais especificamente, quero falar sobre um risco que corremos em épocas comemorativas, nas quais álcool e outras substâncias de uso controlado tendem a ser “ferramentas” comuns.
Nada melhor que curtir as festas de fim de ano junto aos amigos e entes queridos. Contudo, nada pior do que receber notícias ou participar de tragédias familiares nessa época. E o abuso do álcool durante as festas algumas vezes propicia justamente isso: tragédias.
Nós que já estamos no caminho do aprendizado das questões de segurança precisamos incorporar mais essa lição ao nosso cabedal: bebida alcoólica e drogas não são ferramentas de segurança, principalmente quando aliados ao volante. É uma lição simples, mas que muitos de nós ainda teimam em desconsiderar.
Trombei com o vídeo abaixo no fim de semana, e penso que seja importante demais para não ser compartilhado com os leitores e ouvintes desse blog. É violento, é doloroso, é triste a não poder mais. Mas é a forma mais efetiva que já vi para passar a mensagem de segurança que mais interessa nesse período de festas: não devemos misturar bebidas (ou drogas) e volante em hipótese alguma. Eu gostaria que no Brasil tivéssemos campanhas de conscientização de segurança ao volante como essa, que é australiana. Talvez a situação por aqui fosse melhor do que o doloroso quadro de “campeões mundiais” em acidentes automobilísticos que enfrentamos hoje. Peço a todos que assistam até o fim também que compartilhem com parentes, amigos e conhecidos:
Uma última, mas importante notícia: esse blog entra em recesso a partir de hoje. Saio de férias, retornando — junto com os artigos diários — dia 04 de janeiro de 2010.
Boas festas a todos, muito obrigado pela audiência nesse ano, e até a próxima.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Triste e chocante, mas, certamente, instrutivo. Penso que devíamos adotar a mesma técnica no Brasil para ver se os "bebuns" de fins de semana e de outras ocasiões se conscientizem da estupidez e do perigo que representam.
ResponderExcluirRuy, FELIZ NATAL e um ótimo ANO NOVO a você e aos seus. Aproveite as férias! :)
Obrigado, Anônimo!
ResponderExcluirUm Feliz Natal e um excelente 2010 para você e para sua família também.
Até 2010!
Concordo plenamente com o artigo.
ResponderExcluirE que também em 2010...
Haja prosperidade em todos os lares.
A consciência esteja na mente de cada pessoa.
Todos possam cuidar do Planeta Terra.
A paz e o amor prevaleçam.
Todos os desejos se realizem.
Um Feliz Ano Novo!
Obrigado, Prof. Adinalzir!
ResponderExcluirUm (tardio) Feliz 2010 a todos!