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Clique aqui para ler o artigo no blog da AVG que ensina como resolver o problema de travamento do antivírus provocado pela atualização de ontem.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Ontem alguns usuários do excelente antivírus AVG relataram que seus computadores não puderam ser reinicializados após uma atualização no antivírus. O problema foi reconhecido pela empresa, que de imediato retirou a atualização defeituosa do ar, e mostrou em um artigo em seu blog como recuperar o computador nesse caso específico.
O problema lembra outro ocorrido esse ano com alguns dos usuários do antivírus da Symantec, e de vez em quando essa questão incide sobre usuários que têm em seus computadores alguma configuração particular, sem ser algo que afete grande número de pessoas. A pergunta óbvia é: o que fazer numa situação dessas?
Bem, tudo depende do tempo que se tem para resolver o problema, da necessidade (imediata ou não) de acesso à Web, e da ligação emocional que temos com nossa solução de antivírus.
O fato é que não dá para acessar a Internet sem um antivírus ativo na máquina. O risco seria muito grande, e quanto mais tempo passássemos navegando sem proteção, maiores seriam as probabilidades de prejuízo grave. O mais sensato a fazer nesse caso é buscar no site do provedor do antivírus a sequência de passos a trilhar para resolver o problema. Essa busca deve ser feita a partir de outra máquina, claro. Geralmente isso envolve inicializar a máquina no modo de segurança, desinstalar a atualização que causou o problema (quando isso é possível) e voltar a usar o computador normalmente. A AVG, por exemplo, dá instruções exatamente nesse sentido.
Mas e quando esse voltar um passo atrás com o antivírus não é possível? Bem, aí a solução mais rápida pode ser a inicialização no modo de segurança, seguida da remoção completa do antivírus e da instalação — ainda que temporária — de outro pacote de proteção. Inúmeras soluções gratuitas de antivírus podem nos resgatar em um momento de necessidade: AVG, Avira, ESET, Microsoft, Panda, e tantos outros podem ser utilizados como paliativos enquanto nossa solução preferencial está no estaleiro. Depois de resolvido o problema pela empresa, basta desinstalar a solução paliativa e reinstalar nosso antivírus de escolha. O que não vale é desativar o antivírus e continuar navegando como se nada estivesse acontecendo. Isso equivale, como eu já disse, a fechar os olhos e atravessar sem proteção uma área onde está ocorrendo um tiroteio.
A enquete da semana está fechada Parabéns aos 31% dos respondentes que fazem varreduras diárias em seus discos. Os 15% que fazem varreduras semanais não estão muito atrás, mas correm o risco de arcar por uma semana com códigos maliciosos em suas máquinas, o que não seria nada bom, não é verdade? Os demais 54% se arriscam demais na opinião desse blogueiro.
Nossa nova enquete diz respeito ao cuidado com a segurança de nossas redes sociais preferenciais: quando foi a última vez que gerenciamos os parâmetros de privacidade?
Por fim, uma notícia interessante: esse é o nosso artigo de segurança de número 300. Muito obrigado a todos vocês pela audiência, que é o que me impulsiona a continuar esse trabalho.
Um excelente fim de semana a todos, e até a próxima.
O problema lembra outro ocorrido esse ano com alguns dos usuários do antivírus da Symantec, e de vez em quando essa questão incide sobre usuários que têm em seus computadores alguma configuração particular, sem ser algo que afete grande número de pessoas. A pergunta óbvia é: o que fazer numa situação dessas?
Bem, tudo depende do tempo que se tem para resolver o problema, da necessidade (imediata ou não) de acesso à Web, e da ligação emocional que temos com nossa solução de antivírus.
O fato é que não dá para acessar a Internet sem um antivírus ativo na máquina. O risco seria muito grande, e quanto mais tempo passássemos navegando sem proteção, maiores seriam as probabilidades de prejuízo grave. O mais sensato a fazer nesse caso é buscar no site do provedor do antivírus a sequência de passos a trilhar para resolver o problema. Essa busca deve ser feita a partir de outra máquina, claro. Geralmente isso envolve inicializar a máquina no modo de segurança, desinstalar a atualização que causou o problema (quando isso é possível) e voltar a usar o computador normalmente. A AVG, por exemplo, dá instruções exatamente nesse sentido.
Mas e quando esse voltar um passo atrás com o antivírus não é possível? Bem, aí a solução mais rápida pode ser a inicialização no modo de segurança, seguida da remoção completa do antivírus e da instalação — ainda que temporária — de outro pacote de proteção. Inúmeras soluções gratuitas de antivírus podem nos resgatar em um momento de necessidade: AVG, Avira, ESET, Microsoft, Panda, e tantos outros podem ser utilizados como paliativos enquanto nossa solução preferencial está no estaleiro. Depois de resolvido o problema pela empresa, basta desinstalar a solução paliativa e reinstalar nosso antivírus de escolha. O que não vale é desativar o antivírus e continuar navegando como se nada estivesse acontecendo. Isso equivale, como eu já disse, a fechar os olhos e atravessar sem proteção uma área onde está ocorrendo um tiroteio.
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Nossa nova enquete diz respeito ao cuidado com a segurança de nossas redes sociais preferenciais: quando foi a última vez que gerenciamos os parâmetros de privacidade?
Por fim, uma notícia interessante: esse é o nosso artigo de segurança de número 300. Muito obrigado a todos vocês pela audiência, que é o que me impulsiona a continuar esse trabalho.
Um excelente fim de semana a todos, e até a próxima.
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