Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Já faz alguns anos que as compras online fazem parte do cotidiano de muita gente, lá fora e aqui no Brasil, e no Natal esse procedimento é adotado por muitos de nós, ávidos por aproveitar ofertas e evitar filas. Se forem feitas com critério, as compras online são uma alternativa segura e barata, mas se a gente não presta atenção, corre o risco de tomar prejuízo.
A primeira e principal dica é efetuar as compras em sites de boa reputação e comprar de vendedores também de boa reputação. Em ambos os casos a busca pelo produto desejado não deve terminar conosco tendo encontrado o menor preço: a partir daí é importante pesquisar se as transações com aquele site e com aquele vendedor são bem avaliadas por quem comprou antes de nós. Os sites de leilão online, por exemplo, têm sistemas de reputação para vendedores, e basta uma rápida avaliada nos comentários de compradores pregressos para sabermos se as chances são grandes de entrarmos em fria ou não.
No caso do principal site de leilão online em funcionamento no Brasil, o MercadoLivre, existe a possibilidade de uma proteção extra: o serviço MercadoPago. Trata-se de um serviço de pagamentos em que o comprador cede o crédito ao MercadoPago e este serviço paga o comprador. Neste caso o comprador está protegido, podendo receber seu dinheiro de volta — ainda que com limitações — caso haja problema com a compra.
O site de leilões americano e-Bay oferece um serviço semelhante, e sem as limitações impostas pelo MercadoPago. Recentemente tive a oportunidade de testar esse serviço de proteção, e posso atestar que funciona: o porta-retrato digital que comprei de um vendedor supostamente de boa reputação e pelo qual paguei por US$11.99, não chegou. É bom lembrar que no Brasil um produto similar custa de R$150 para cima. Ao verificar, percebi que o vendedor havia sido descadastrado pelo próprio e-Bay e acionei o serviço de proteção. O resultado é que minha conta foi creditada no valor pago, incluindo o valor do frete. Fora o tempo de espera pelo produto, não perdi nada. Isso porque o e-Bay é um serviço sério, claro.
Minha experiência com o e-Bay mostra ainda uma coisa bem importante: quando a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Não é difícil economizarmos alto em compras online. A ausência de estoque, de lojas com manutenção cara e de vendedores tende a colocar os produtos numa faixa que varia entre 20% e 50% abaixo dos produtos de loja. Mas se nossa ganância nos faz salivar por descontos de irreais de70%, 80%, 90%, não poderemos reclamar quando formos enganados, não é mesmo?
Até a próxima.
A primeira e principal dica é efetuar as compras em sites de boa reputação e comprar de vendedores também de boa reputação. Em ambos os casos a busca pelo produto desejado não deve terminar conosco tendo encontrado o menor preço: a partir daí é importante pesquisar se as transações com aquele site e com aquele vendedor são bem avaliadas por quem comprou antes de nós. Os sites de leilão online, por exemplo, têm sistemas de reputação para vendedores, e basta uma rápida avaliada nos comentários de compradores pregressos para sabermos se as chances são grandes de entrarmos em fria ou não.
No caso do principal site de leilão online em funcionamento no Brasil, o MercadoLivre, existe a possibilidade de uma proteção extra: o serviço MercadoPago. Trata-se de um serviço de pagamentos em que o comprador cede o crédito ao MercadoPago e este serviço paga o comprador. Neste caso o comprador está protegido, podendo receber seu dinheiro de volta — ainda que com limitações — caso haja problema com a compra.
O site de leilões americano e-Bay oferece um serviço semelhante, e sem as limitações impostas pelo MercadoPago. Recentemente tive a oportunidade de testar esse serviço de proteção, e posso atestar que funciona: o porta-retrato digital que comprei de um vendedor supostamente de boa reputação e pelo qual paguei por US$11.99, não chegou. É bom lembrar que no Brasil um produto similar custa de R$150 para cima. Ao verificar, percebi que o vendedor havia sido descadastrado pelo próprio e-Bay e acionei o serviço de proteção. O resultado é que minha conta foi creditada no valor pago, incluindo o valor do frete. Fora o tempo de espera pelo produto, não perdi nada. Isso porque o e-Bay é um serviço sério, claro.
Minha experiência com o e-Bay mostra ainda uma coisa bem importante: quando a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Não é difícil economizarmos alto em compras online. A ausência de estoque, de lojas com manutenção cara e de vendedores tende a colocar os produtos numa faixa que varia entre 20% e 50% abaixo dos produtos de loja. Mas se nossa ganância nos faz salivar por descontos de irreais de70%, 80%, 90%, não poderemos reclamar quando formos enganados, não é mesmo?
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário