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A ouvinte Gisele mandou a seguinte pergunta:
“Desde o natal sou usuária da rede da Sony, e na semana passada eu descobri que a rede foi invadida por hackers que roubaram cartões de créditos dos usuários da rede sem que a Sony diga o que a gente tem que fazer. Alguma dica?”
Bom, Gisele, em primeiro lugar, o que eu tenho a te dizer é: nada de pânico. Dados de dezenas de milhões de usuários foram roubados, e se o seu está no meio, você deve, sim, se preocupar, mas não há motivo para entrar em pânico.
Li vários relatos do problema, alguns falando em 77 milhões de usuários comprometidos, outros falando em até 100 milhões de usuários. Seja lá qual for o número, o problema parece ser grave, e os usuários estão certos de estarem preocupados. Os dados de cartão de crédito, se foram realmente comprometidos, podem servir para que os ciber-crimonosos produzam clones dos cartões, e com eles façam compras em nome dos usuários legítimos. É ou não é preocupante?
Bem, para evitar o prejuízo financeiro, o necessário é muita atenção, e um pouco de conhecimento sobre como funcionam os cartões de crédito.
A atenção a gente usa ao ficar “de butuca” na conta do cartão. Entre em contato com a operadora e avise que você era usuária cadastrada da rede da Sony, e que está com medo de que seu cartão seja usado indevidamente. Pergunte sobre a possibilidade de trocar o número do cartão, cancelando o que você tem hoje, o que vai resolver o problema. Não esqueça de anotar o número do protocolo dessa ligação e guarda-lo em lugar seguro. Se eles acharem que não é necessário, passe à monitorar seu cartão mais de perto pelas próximas semanas. Certamente tem um número de telefone para o qual você pode ligar gratuitamente e ficar sabendo das últimas transações e seus valores. Se, em algum momento nessa monitoração, você perceber que ocorreu alguma transação que não foi você quem fez, ligue novamente para o serviço de atendimento e avise da transação indevida. Use o protocolo da ligação anterior para mostrar que você já havia avisado sobre o problema, e peça o cancelamento da transação e a substituição imediata do cartão. Não acredito que eles vão negar o pedido diante de uma evidência, especialmente uma que você pode levar a um tribunal de pequenas causas, se por acaso eles encrencarem.
No mais, Gisele, saiba que a responsabilidade pelo ocorrido não foi sua: você e os milhões de outros usuários da rede não fizeram nada de errado. O erro aqui foi da Sony, que não protegeu adequadamente seus dados. Se de fato houve vazamento de números de cartão de crédito, o ônus deve cair sobre a Sony, e sua operadora de cartão de crédito sabe disso. Até por isso eles não deverão impor muitos problemas para substituir o seu.
Até a próxima.
“Desde o natal sou usuária da rede da Sony, e na semana passada eu descobri que a rede foi invadida por hackers que roubaram cartões de créditos dos usuários da rede sem que a Sony diga o que a gente tem que fazer. Alguma dica?”
Bom, Gisele, em primeiro lugar, o que eu tenho a te dizer é: nada de pânico. Dados de dezenas de milhões de usuários foram roubados, e se o seu está no meio, você deve, sim, se preocupar, mas não há motivo para entrar em pânico.
Li vários relatos do problema, alguns falando em 77 milhões de usuários comprometidos, outros falando em até 100 milhões de usuários. Seja lá qual for o número, o problema parece ser grave, e os usuários estão certos de estarem preocupados. Os dados de cartão de crédito, se foram realmente comprometidos, podem servir para que os ciber-crimonosos produzam clones dos cartões, e com eles façam compras em nome dos usuários legítimos. É ou não é preocupante?
Bem, para evitar o prejuízo financeiro, o necessário é muita atenção, e um pouco de conhecimento sobre como funcionam os cartões de crédito.
A atenção a gente usa ao ficar “de butuca” na conta do cartão. Entre em contato com a operadora e avise que você era usuária cadastrada da rede da Sony, e que está com medo de que seu cartão seja usado indevidamente. Pergunte sobre a possibilidade de trocar o número do cartão, cancelando o que você tem hoje, o que vai resolver o problema. Não esqueça de anotar o número do protocolo dessa ligação e guarda-lo em lugar seguro. Se eles acharem que não é necessário, passe à monitorar seu cartão mais de perto pelas próximas semanas. Certamente tem um número de telefone para o qual você pode ligar gratuitamente e ficar sabendo das últimas transações e seus valores. Se, em algum momento nessa monitoração, você perceber que ocorreu alguma transação que não foi você quem fez, ligue novamente para o serviço de atendimento e avise da transação indevida. Use o protocolo da ligação anterior para mostrar que você já havia avisado sobre o problema, e peça o cancelamento da transação e a substituição imediata do cartão. Não acredito que eles vão negar o pedido diante de uma evidência, especialmente uma que você pode levar a um tribunal de pequenas causas, se por acaso eles encrencarem.
No mais, Gisele, saiba que a responsabilidade pelo ocorrido não foi sua: você e os milhões de outros usuários da rede não fizeram nada de errado. O erro aqui foi da Sony, que não protegeu adequadamente seus dados. Se de fato houve vazamento de números de cartão de crédito, o ônus deve cair sobre a Sony, e sua operadora de cartão de crédito sabe disso. Até por isso eles não deverão impor muitos problemas para substituir o seu.
Até a próxima.
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