Que navegador você usa? Se sua resposta é o Internet Explorer versão 6, saiba que isso não é um navegador, mas um baita problema. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/Kiwi6 (arquivo disponível só durante alguns dias) Clique aqui para baixar o artigo do site da Kiwi6 em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o artigo da Virus Bulletin sobre o uso do IE6.
Clique aqui para ler o artigo da PC World sobre os 25 piores produtos de TI de todos os tempos, que inclui o IE6 na oitava posição e o chama de “produto menos seguro do planeta.”
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Essa semana o site de divulgação de informações sobre códigos maliciosos Virus Bulletin divulgou o resultado de uma pesquisa sobre uso de navegadores. As questões foram elaboradas com o intuito específico de medir o uso do navegador Internet Explorer versão 6, o IE6, entre usuários domésticos e usuários corporativos.
O IE6, para quem não sabe, é um navegador que foi lançado em 2001, e na época foi um avanço e tanto sobre os navegadores anteriores. Trazia novas capacidades para lidar com o código Web da época, e foi considerado a melhor alternativa de navegação durante alguns anos. Entre 2002 e 2003 a Microsoft chegou a obter, com a “dobradinha” IE5 e IE6, 95% do mercado de navegadores. Isso significa que 19 de cada 20 usuários naqueles 2 anos usavam uma das duas versões do Internet Explorer. Infelizmente o IE6 não evoluiu junto com a tecnologia da Web, e nem manteve o passo com os ciber-criminosos. Novas versões do Internet Explorer foram lançadas, mas o uso do IE6 chegou a ser maior até do que o de seu sucessor, o IE7, lançado em Outubro de 2006. Hoje o navegador padrão da Microsoft, fortemente indicado por essa empresa é o Internet Explorer versão 8, lançado em Março de 2009.
Infelizmente a pesquisa da Virus Bulletin mostra que nada menos que 19% dos usuários ainda utilizam o IE6 no trabalho, em casa ou em ambos os locais. Isso é um problemão, pois essa versão do navegador é conhecida por seus problemas de segurança e de incompatibilidade com tecnologias mais novas da Web. A própria Microsoft vira e mexe já ameaça deixar de dar suporte ao IE6, e recomenda fortemente que usuários de versões anteriores migrem para o IE8. Para se ter uma ideia do porque, basta mencionar que já em 2006 o IE6 era considerado um dos 25 piores produtos de TI de todos os tempos e o produto mais inseguro do mundo pela revista PCWorld.
Ainda assim, quase 1 de cada 5 usuários pesquisados pela Virus Bulletin ainda usa essa famigerada versão. O que é pior é que a pesquisa foi feita num site de divulgação de informações sobre códigos maliciosos, isso é, um local visitado por gente que se preocupa com segurança. Isso significa que se a pesquisa fosse realizada com uma amostra mais generalizada de público, os resultados seriam piores ainda. E se conduzíssemos a mesma pesquisa no Brasil? Benzadeus... com nosso atraso inerente na adoção de novas tecnologias e nossa falta de educação e cultura em segurança, aposto que esse número pelo menos dobraria.
Mas, é claro, espero que esse não seja um problema dos leitores e ouvintes do 5 Minutos de Segurança. Se você ainda usa o IE6, estude as alternativas e migre imediatamente. E se conhece alguém que usa, passe a informação adiante de que é preciso migrar para um navegador mais moderno com urgência.
Cuidar da própria segurança não é fácil. E fica mais difícil ainda se usamos ferramentas sabidamente prejudicais como o Internet Explorer 6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário