Um vídeo feito pela F-Secure mostra examente o quanto as pessoas comuns sabem sobre segurança. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Assista abaixo ao video da F-Secure sobre a ignorância acerca da segurança:
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Kristina Skinner, da F-Secure, publicou ontem um vídeo no YouTube que ilustra brilhantemente a situação do conhecimento das pessoas comuns acerca da segurança. Nas ruas de San Francisco, na Califórnia, Kristina fez várias perguntas sobre ameaças conhecidas aos passantes, e as respostas seriam cômicas se não fossem trágicas.
A pergunta “o que você faz se pegar o Conficker?”, por exemplo, é casualmente respondida com “tomo um Advil”, como se o perigoso vírus ucraniano que em 2008 e 2009 infectou mais de 7 milhões de computadores em 200 países diferentes fosse algum tipo de gripe. A pergunta “O cavalo de troia Zeus ou o cavalo de troia Swizzor?” suscita respostas do tipo “o Zeus, pois soa mais masculino”, sem que as pessoas tenham ideia de que estão escolhendo o mais perigoso cavalo de troia de roubo de informações financeiras em atividade hoje em dia.
O que mais me chamou a atenção no vídeo foi algo bem mais sutil do que as respostas tragicômicas: o fato de que essas respostas foram obtidas em San Francisco, o coração do Vale do Silício, e supostamente o local no planeta Terra onde as pessoas deveriam estar mais cientes acerca das ameaças de segurança e como se proteger delas. Se lá a coisa está feia assim, imagine se fizéssemos a mesma pesquisa informal em uma rua de qualquer cidade do Brasil. Mais ainda: quantas das perguntas feitas no vídeo nós mesmos conseguiríamos responder sem passar a mesma vergonha dos transeuntes americanos?
Sabem de uma coisa? Não me admira nada que a guerra pela segurança na Internet esteja tão fácil para os ciber-criminosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário