Um relatório da McAfee aponta para crescimento dos vírus, o que exige crescimento da atenção dos usuários. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o relatório trimestral de ameaças da McAfee (PDF).
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Creio que os leitores e ouvintes do 5 Minutos de Segurança não precisem de mais alertas sobre a importância do antivírus, mas como a notícia é muito relevante, vamos a ela.
Hoje a McAfee publicou seu relatório trimestral de ameaças, contabilizando as variações de crescimento de ameaças presentes na Internet. Para quem ainda se ilude pensando que é difícil ser vítima de pragas virtuais, a McAfee traz um número no mínimo impressionante: são 60.000 novas pragas únicas identificadas por dia, entre vírus, worms, cavalos de troia e que tais. Esse número é quase quatro vezes maior que o resultado do mesmo período em 2007. No total, são mais de 14 milhões de códigos maliciosos presentes na Internet, 1 milhão a mais que no mesmo trimestre em 2009.
É ou não é razão para mantermo-nos ligados na questão, com nossos antivírus atualizados e varreduras periódicas em dia?
O relatório ainda mostra um crescimento da atividade do Zeus, o cavalo de troia de roubo de informações financeiras mais ativo do planeta, responsável por perdas globais na casa dos 70 milhões de dólares, tudo isso roubado de pessoas físicas e pequenos negócios. Por outro lado, o que vem caindo é o spam, que esse trimestre atinge a marca mais baixa em 2 anos. Já foi comentado aqui que isso se deve a uma mudança de estratégia por parte dos ciber-criminosos, que preferem o acesso direto às contas das vítimas através dos cavalos de troia do que os golpes de phishing, geralmente enviados via spam.
No geral o relatório grita — e bem alto — com todos nós: abram os olhos e protejam-se, pois o cenário, que já estava feio, só tem feito piorar.
Meu amigo, fui vitima... E nem sei donde veio!
ResponderExcluirSumiu meus endereços do Outlook, e foi difícil usar o CD pra re-instalar os ditos.
Boa sorte.
Puxa, Wa Mor, que pena ouvir isso. Talvez valha a pena dar uma "turbinada" nos seus programas e processos de segurança, não?
ResponderExcluirAbração.