Várias são as razões para que o usuário tenha uma conta no Google: o Gmail é a terceira plataforma de Webmail mais utilizada no mundo, com 193 milhões de usuários (contra 364 milhões do Hotmail e 280 milhões do Yahoomail), o YouTube cresce na base de 35 horas de vídeos novos sendo armazenadas a cada minuto, o Google Docs provê armazenamento seguro, acessível de qualquer lugar para documentos, e por aí vai.
Com o crescimento das facilidades, cresce o valor das informações armazenadas, e cresce também o olho dos bandidos em cima de nossos dados, claro. Pensando nisso o especialista Rick Klau, funcionário do Google atualmente alocado no YouTube, publicou um conjunto interessante de melhores práticas de segurança voltado para quem tem conta no Google.
A primeira dica é a mais óbvia: use uma senha forte e única para se logar no Google. Já ensinei aqui no
5 Minutos de Segurança como fazer senhas fortes, e para quem ainda não sabe como, recomendo a leitura do artigo.
Klau dá sequência ensinando os usuários sobre como recuperar acesso à conta em caso de esquecimento da senha. A opção de recuperação via um código em uma mensagem SMS é bem útil, e eu recomendo. Recomendo também que o celular do usuário seja protegido por senha, como sugere o autor.
A terceira dica é a proteção da conta do Google através da autenticação forte. Trata-se de um passo além da senha, através do qual o usuário recebe um código via SMS toda vez que tenta se logar. Também já falei sobre esse assunto, e recomendo a leitura do
artigo.
O artigo de Klau ainda dá várias outras dicas valiosas sobre como devemos manter nossas contas no Google seguras. Recomendo fortemente a leitura do mesmo e a adoção das medidas lá sugeridas.
Nos dias de hoje, com tantos ciber-criminosos olhando com mais vontade para nossos dados, nada melhor que um profissional de dentro do próprio Google nos ensinando — e de graça! — como como melhorar nossa segurança, não é verdade?
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário