Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Essa semana, pela enésima vez, aliás, recebi uma mensagem dessas que avisam sobre golpes aplicados por ladrões no trânsito. O golpe descrito é antigo, e ocorre quando um dos ladrões emparelha com seu automóvel no farol, abaixa o vidro e te avisa que o pneu está furado. Se você encosta, esse ladrão e mais outro esperando logo ali na frente te abordam e te assaltam.
Avisos assim podem até ser úteis aos menos antenados, mas a forma com que esse chegou até mim dá arrepios. Nos vários cabeçalhos de reenvio, ali estampados, centenas de endereços de e-mail, visíveis para quem quiser copiá-los, e entre eles, o meu e-mail de trabalho.
Como se já não bastasse receber conteúdo totalmente desvinculado do trabalho em uma conta que em teoria só deveria servir para isso, ainda vejo que os vários emissores da mensagem não se preocuparam com a privacidade dos destinatários. Mensagens assim certamente vão parar nas mãos de quem não vai tratar os endereços ali estampados com sequer um mínimo de respeito. Aliás, em meu caso já tive que criar mais um filtro de spam, e desconfio seriamente que o motivo seja exatamente esse.
A dica aqui é simples e primária: você vai enviar uma mensagem para um grande número de pessoas? Coloque todos os endereços no campo “BCC”, ou seja, em cópia oculta, pois isso impede que os receptores vejam para quem mais a mensagem foi enviada. O melhor mesmo é ter mais critério na hora de enviar mensagens para muita gente, evitando ao máximo fazer isso. Mas se não tiver jeito, devemos pelo menos prezar pela privacidade de nossos conhecidos. E se recebermos uma mensagem com endereços explícitos? Devemos apaga-los antes de passar a mensagem para frente, claro.
Esse é um cuidado simples. Trivial até. Não dá trabalho, e não toma tempo. E mais: não é nada difícil de ensinar para quem tem menos traquejo do que nós com “esse tal de e-mail”.
Até a próxima.
Avisos assim podem até ser úteis aos menos antenados, mas a forma com que esse chegou até mim dá arrepios. Nos vários cabeçalhos de reenvio, ali estampados, centenas de endereços de e-mail, visíveis para quem quiser copiá-los, e entre eles, o meu e-mail de trabalho.
Como se já não bastasse receber conteúdo totalmente desvinculado do trabalho em uma conta que em teoria só deveria servir para isso, ainda vejo que os vários emissores da mensagem não se preocuparam com a privacidade dos destinatários. Mensagens assim certamente vão parar nas mãos de quem não vai tratar os endereços ali estampados com sequer um mínimo de respeito. Aliás, em meu caso já tive que criar mais um filtro de spam, e desconfio seriamente que o motivo seja exatamente esse.
A dica aqui é simples e primária: você vai enviar uma mensagem para um grande número de pessoas? Coloque todos os endereços no campo “BCC”, ou seja, em cópia oculta, pois isso impede que os receptores vejam para quem mais a mensagem foi enviada. O melhor mesmo é ter mais critério na hora de enviar mensagens para muita gente, evitando ao máximo fazer isso. Mas se não tiver jeito, devemos pelo menos prezar pela privacidade de nossos conhecidos. E se recebermos uma mensagem com endereços explícitos? Devemos apaga-los antes de passar a mensagem para frente, claro.
Esse é um cuidado simples. Trivial até. Não dá trabalho, e não toma tempo. E mais: não é nada difícil de ensinar para quem tem menos traquejo do que nós com “esse tal de e-mail”.
Até a próxima.
Permita-me o azedume, mas esse comportamento de retardado mental e de pouco caso com a privacidade alheia é detestável. Já fui vítima disso também e hoje em dia não poupo palavras para esculhambar quem assim procede.
ResponderExcluirJá não bastam as malditas pirâmides? Estes idiotas têm mesmo que divulgar o e-mail alheio? :-(
Perdoe o desabafo! Faço idéia do quanto esse tipo atitude incomoda e atrapalha, especialmente quando se trata de um endereço corporativo.
Azedume permitido, Anônimo!
ResponderExcluirDe fato, quando é com nosso endereço corporativo é de doer...
Obrigado pela audiência!
Abração.