Tempo de declaração costuma trazer ataques de malware. O bom é ficar atento. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o artigo da Help Net sobre um golpe do Imposto de Renda atualmente sendo aplicado nos EUA.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
No fim do mês inicia-se a temporada de declaração do Imposto de Renda, ano base 2010. Como em anos anteriores, e como já nos mostram nossos colegas Americanos — cuja temporada de declaração começou um pouco antes da nossa — o momento infelizmente é bastante propício aos ataques de códigos maliciosos. Esta é a época em que os ciber-criminosos adoram criar mensagens falsas vindas da Receita Federal avisando de supostos problemas com as declarações entregues via Internet, sempre com o objetivo de fazer com que a vítima clique em algum link malicioso.
Exemplo disso é um ataque identificado esta semana nos EUA, em que uma variante do cavalo de troia Zeus está na ponta de um desses links maliciosos distribuídos por e-mail. A mensagem avisa que houve um problema qualquer com a declaração da vítima, e oferece um suposto formulário onde as dúvidas serão esclarecidas. Quem clica se infecta com o Zeus.
Para quem não se lembra, o Zeus é um cavalo de troia especializado no roubo de informações financeiras, tais como números de conta e senhas de banco, bem como informações de cartão de crédito. Esta variante do Zeus, por ser novinha em folha, ainda tem baixa detectabilidade pelos antivírus de mercado, mas espera-se que os fabricantes atualizem suas bases nos próximos dias, como sempre acontece.
Mas a melhor proteção, como sempre digo aqui, não é o antivírus, mas sim a cautela e a esperteza do usuário. É sempre bom lembrar que a Receita Federal não envia informações oficiais e pessoais por e-mail, e qualquer mensagem supostamente vinda de lá, é um golpe na certa. E se a mensagem parecer muito, mas muito convincente mesmo, por favor, antes de clicar no link oferecido ligue para a Secretaria da Receita Federal mais próxima de você. Quem sabe ouvindo da boca deles que se trata de um golpe você desiste de clicar. Agora se for ligar, por favor não use o número que porventura vier estampado no e-mail, OK?
Nenhum comentário:
Postar um comentário