Até mesmo os fabricantes de segurança são passíveis de erros que afetam os clientes. Ouça no artigo de hoje.
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Clique aqui para ler a reportagem sobre o bug da Symantec, na página da ComputerWorld.
Clique aqui para ler um artigo no blog oficial da Symantec falando sobre o problema e sobre a solução paliativa já em uso.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Você se lembra do “Bug do Milênio”? Faz exatos 10 anos que as previsões diziam que tudo o que dependesse de informática iria parar por causa desse tal “bug”: usinas de energia elétrica, aviões, sistemas de controle de tráfego, emissoras de TV, e por aí vai. Datas armazenadas com apenas dois dígitos fariam com que os computadores acreditassem que era 01/01/1900 na virada do milênio, provocando um caos sem tamanho. Bem, o problema foi corrigido a tempo, graças ao exército de programadores e revisores de código contratado pelas empresas do mundo todo, e apenas alguns raros problemas isolados (sem vítimas, aliás) foram relatados. O “Bug do Milênio” teria sido provocado por datas com anos armazenados em apenas dois dígitos, o que economizaria memória — cara nas décadas de sessenta e setenta — e é algo que não deve ocorrer novamente, aliás, nem no ano 10.000.
Pois bem, um erro semelhante acaba de ser descoberto em algumas versões de antivírus da Symantec, fazendo com que as assinaturas de vírus distribuídas automaticamente pela empresa com data posterior a 31/12/2009 sejam rejeitadas nos computadores dos usuários. Isso é um problema gravíssimo, pois já completamos uma semana desde a virada do ano, e um antivírus sem atualização por uma semana é uma ferramenta praticamente obsoleta.
Bem, e o que os usuários de produtos Symantec devem fazer? A resposta, felizmente, é: nada. A própria Symantec arrumou uma solução paliativa até que a correção do código esteja disponível. Eles passaram a emitir atualizações da base de assinaturas de vírus com a data de 31/12/2009 e com versões cada vez maiores, o que permite a atualização sem dores para o usuário. Dessa forma, os usuários continuam protegidos e atualizados mesmo diante do erro encontrado pela Symantec.
Ainda assim, é fundamental que os usuários de produtos da Symantec estejam com as atualizações automáticas ativadas não só para as bases de assinatura dos vírus, mas também para o próprio software de antivírus. Quando disponibilizada, essa correção deve ser distribuída automaticamente, e essa é uma que os usuários não vão querer perder.
Para quem utiliza soluções de antivírus de outros fabricantes que não a Symantec, fica a dica para fazer uma pequena revisão em sua solução de antivírus, abrindo a interface do aplicativo e checando se está tudo OK e se todos os arquivos estão atualizados. É uma excelente atitude para quem quer começar o ano mais seguro.
Que mancada da Symantec, hein! Tomara que tudo seja corrigido o mais rápido possível. Aproveitando o espaço, Ruy, creio que você já tenha ouvido falar do Avast 5 Beta 3, nova versão de testes do famoso antivírus gratuito. Você pode fazer uma avaliação do programa e publicar aqui no blog?
Que mancada da Symantec, hein! Tomara que tudo seja corrigido o mais rápido possível. Aproveitando o espaço, Ruy, creio que você já tenha ouvido falar do Avast 5 Beta 3, nova versão de testes do famoso antivírus gratuito. Você pode fazer uma avaliação do programa e publicar aqui no blog?
ResponderExcluirObrigado e sucesso :-)
Vamos ver se consigo para os próximos dias, Cristiano. Boa dica.
ResponderExcluirAbração.