Explorando a ignorância da maioria dos usuários, golpistas atacam mais uma vez no Facebook. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o artigo de Christopher Boyd, da Sunbelt, sobre o novo golpe no Facebook.
Clique aqui para ler a repercussão da notícia falsa, repetida como verdadeira, no site “Sensacionalista”.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Eu acho impressionante a cara de pau de alguns golpistas. E mais impressionante ainda que consigam tanto sucesso com golpes tão simples de serem impedidos. Mas o que mais impressiona é a necessidade de educação e treinamento dos usuários da Web, que são constantemente enganados por não saberem nem o que comandos simples de teclado são capazes de fazer.
O pesquisado Christopher Boyd, da Sunbelt, acaba de descobrir um desses golpes, dessa vez aplicado no Facebook. Aliás, não é para menos que o Facebook seja alvo preferencial dos bandidos, uma vez que tem mais de 400 milhões de usuários, a maioria deles leiga em assuntos de informática e segurança. Nesse golpe, os usuários recebem um link chamando para ler “as piadas mais engraçadas do mundo”. Para tanto, o usuário tem que seguir alguns procedimentos. O primeiro deles já deveria levantar muitas suspeitas: o usuário deve apertar a tecla CTRL, isto é, “control” e junto com essa, a tecla “C”. Para quem não sabe, esse comando copia algum texto para a memória. Que texto? A janela não fala. Depois a janela pede para que a vítima, digo, o usuário pressione a tecla “ALT” e a tecla “D”. Isso, para quem não sabe muda o foco para a linha de endereço do browser. É claro que a próxima ação é colar o que foi copiado nessa linha de endereço, e se o usuário faz isso, está executando um código Javascript que logo em seguida o levará a enviar o golpe a todos os seus conhecidos cadastrados.
Os bandidos ganham dinheiro com o que vem a seguir: os usuários são levados a janelas que vendem iPhones e toques de celular.
É um golpe simples, claro, e que deveria ser facilmente evitado por todo mundo. Infelizmente já são mais de 600 mil usuários do Facebook que caíram na armadilha.
A dica aqui é: não saia seguindo instruções só porque vem de uma janela do Facebook. Principalmente se você não sabe de antemão qual vai ser o resultado dessas instruções. Se esse golpe não convencer os usuários domésticos da necessidade de se educarem nas questões de informática e da Web, não sei o que mais vai.
Em tempo: o site do Sensacionalista, sobre o qual falei na sexta-feira, anuncia que não foi só do Diário de Canoas a repetir a falsa notícia da mulher que engravidou ao assistir a um filme pornô 3D. Foram mais de 200 no mundo todo. Um triste testemunho de que nem os jornalistas estão se preocupando em checar informações antes de publicá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário