Você tem muitas senhas e está ficando difícil organizá-las? Existem boas soluções em software para te ajudar. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler um artigo de Jason Fitzpatrick, do site Lifehacker, sobre os organizadores de senhas.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Somando todos os sistemas que habitualmente acessamos, chegaremos certamente a um número superior a 10. Bancos, contas de webmail, aplicativos Web, sistemas profissionais, e por aí vai. À medida que a Internet se torna mais presente em nossas vidas, vamos ganhando acessos a mais de seu conteúdo, e esses acessos demandam proteção por parte do usuário, sob pena de perder dados, incorrer em prejuízos reais e no mínimo ter sua privacidade exposta.
O problema se agrava em função da própria tecnologia. Ferramentas criadas com o único propósito de quebrar senhas estão à disposição de quem as quiser utilizar, e tais ferramentas são cada vez mais eficazes em descobrir senhas que não sejam fortes o bastante. E justamente aquilo que geralmente torna as senhas fáceis de lembrar, as torna fáceis de serem quebradas por estas ferramentas.
Entram em cena os gerenciadores de senhas. São aplicativos cujo objetivo é armazenar e organizar suas senhas, inclusive se integrando diretamente aos sistemas que exigem sua autenticação. Desta forma, quando você precisa, por exemplo, se logar em sua conta no Facebook, se esta conta já estiver cadastrada no gerenciador de senhas, você não precisará se lembrar da senha daquele site. Basta entrar no aplicativo de gerenciamento de senhas (com uma senha única) e quando for acessar o Facebook ou outro site qualquer, o gerenciador de senhas faz o login automaticamente. Estas ferramentas estão se popularizando cada vez mais entre usuários do mundo todo, e podem de fato ser uma mão na roda em muitos casos.
Contudo, o usuário doméstico deverá considerar que há efeitos colaterais aos benefícios proporcionados pelos gerenciadores de senhas. O primeiro e mais complicado deles é que o usuário se distancia de suas senhas, tornando mais fácil esquecê-las. É natural, não é mesmo? Já fazemos isso quando utilizamos o mecanismo interno do navegador para lembrarmo-nos de nossas senhas. E o problema que surge daí é não conseguirmos lembrar nossas senhas se por alguma razão o gerenciador não estiver disponível. Quando estamos utilizando outro computador que não o nosso, por exemplo.
Ainda assim, o usuário deverá pesar os prós e os contras, considerando a adoção uma ferramenta dessas caso sua quantidade de senhas esteja saindo do controle. O jornalista Jason Fitzpatrick, do site Lifehacker escreveu um artigo em que lista cinco dessas ferramentas. Vale a pena a leitura para conhecer algumas boas opções de gerenciadores de senhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário