Muitas soluções de antivírus são excelentes para manter nossos computadores livres de pragas virtuais. Mas como — e principalmente “quanto” — estas soluções afetam o desempenho do computador? Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o relatório da AV COmparatives comparando o desempenho de vários pacotes de antivírus.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Ontem foi republicado pelo site AV Comparatives um relatório que eu havia visto em Julho. Agora, com dados mais consistentes e com resultados de mais testes penso que já seja a hora de falar no assunto. Trata-se de um comparativo do desempenho dos computadores que rodam várias alternativas de antivírus. O relatório toca em vários pontos importantes, e a meu ver só peca por não ter testado mais pacotes de antivírus. Notadamente percebe-se a falta das soluções da McAfee e da Avira (esta última minha escolha pessoal).
Os testes foram realizados em máquinas de hardware idêntico, e duas baterias de testes foram realizadas para cada quesito, uma com as máquinas rodando o sistema operacional Windows XP e outra com as máquinas rodando o Windows 7. “Por que não testaram o Windows Vista?” alguns poderão perguntar. Bem, porque o Vista é muito inferior em desempenho tanto quando comparado ao XP quanto quando comparado ao Windows 7. Sob os pontos de vista de desempenho e segurança, a sugestão se você ainda usa o Windows Vista é migrar rapidamente para o Windows 7.
Alguns dos quesitos testados foram os seguintes: cópia de arquivos, instalação e desinstalação de aplicativos, inicialização de aplicativos, downloads, entre outros. Para as máquinas rodando o Windows XP também foram realizados os testes do WorldBench, que é um conjunto de testes de desempenho criado pela revista PC World. Este teste executa várias aplicações e tarefas na máquina, e parametriza os resultados, sendo bastante aceito como medida de desempenho pela indústria.
Os resultados obtidos pelos testes e detalhados no relatório da AV Comparatives são interessantes. Tomando por base o desempenho de uma máquina sem antivírus — que obviamente tem o melhor desempenho — quem mais se aproximou foi a solução da Panda, com as soluções da Kingsoft e da Norman logo atrás. Como os resultados das melhores foram bem “parelhos”, outras soluções ganharam o carimbo de “Advanced+” por parte da AV Comparatives. Do outro lado da lista, aquelas soluções que mais afetam negativamente o desempenho da máquina, com destaque para a solução da G-DATA e da Trend Micro que ficaram com a nota “Standard”, a mais baixa dada no relatório.
O relatório ainda dá dicas de como melhorar o desempenho da máquina, com limpezas regulares de disco, defragmentações e outras sugestões bastante interessantes. Vale a pena uma boa lida, além de uma boa avaliada no que podemos fazer para melhorar o desempenho de nossos computadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário