Você conhece o Twitter? Independente de sua resposta, uma coisa é bem provável: seus filhos conhecem. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o guia do Twitter para pais (traduzido para o português via Google).
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Este fim de semana encontrei um guia bastante interessante para pais com filhos em idade de Twitter. O guia é simples e bem escrito, mostrando as características do Twitter e apontando os pais aos pontos que merecem atenção sobre a ferramenta. Vale a pena uma lida e um bom bate-papo com a moçada.
A mensagem do guia é bastante clara: o Twitter é uma ferramenta que deve ser utilizada com cuidado, tanto porque pode expor detalhes de nossa privacidade, quanto porque é mais uma ferramenta que contribui para a perenidade das informações que colocamos na Internet.
Quanto ao primeiro ponto, a questão principal é utilizar o Twitter sem expor detalhe de nossa privacidade pessoal e familiar, e as crianças e adolescentes podem não ter a noção adequada de o quanto esse assunto é importante e delicado. A sugestão aqui é conversar e explicar o que pode e o que não pode ser “tuitado”.
Quanto ao segundo ponto, a perenidade das informações colocadas on-line é comprovada diariamente. Cada vez mais os RHs das empresas, por exemplo, fuçam a Internet em busca de informações acerca de candidatos a vagas de emprego. O que vão encontrar a nosso respeito daqui, digamos, a 10 anos, depende do que compartilhamos agora. Mais uma vez vale uma conversa com os filhos sobre esse assunto.
O diálogo e a conscientização são — também nesse caso — as armas mais eficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário