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A empresa norte-americana de software de proteção contra códigos maliciosos Webroot criou uma campanha de publicidade no mínimo inusitada. A ideia veio das respostas obtidas para uma das questões do questionário respondido por 2.400 usuários. Instados a responder o quanto discordavam ou concordavam com a afirmação “Eu gostaria que as empresas de software de segurança me explicassem em linguagem simples e direta contra o que eu estou me protegendo”, os usuários responderam em massa que “concordam fortemente”. A Webroot, então, descobriu o que é óbvio, mas pouca gente percebe: segurança da informação é um assunto chato prá dedéu, e as empresas no mais das vezes fazem-no ficar ainda mais chato falando um “tecniquês” que ninguém entende.
A campanha da Webroot é baseada em imagens de outdoors sendo pintados, com uma frase em destaque: “Tinta secando: mais interessante do que explicar proteção contra códigos maliciosos.” Em outro outdoor, mantas de grama coladas na superfície e a frase “Grama crescendo: mais interessante do que explicar prevenção contra spam.”
O objetivo da campanha é admitir para os usuários que segurança da informação é, no mais das vezes, um assunto bem desinteressante. A empresa adota, a partir daí, uma linguagem mais simples, através da qual visa explicar aos usuários não como faz para protegê-los, mas sim quais os benefícios de suas soluções.
Penso que a chatice do assunto seja um dos principais motivos pelo desinteresse generalizado dos usuários. Vejo os efeitos disso diariamente, tanto com os números humildes de leitores desse blog, quanto pelo noticiário, que mostra em cores brutais o resultado do desinteresse pelo assunto, tanto para usuários domésticos quanto para empresas e para o próprio país.
O que me leva ao alerta óbvio: sim, segurança é um assunto pouco interessante para a maioria das pessoas. Contudo, é também um assunto fundamental, absolutamente indispensável para todos nós. Usar computadores e acessar a Internet sem atentar para a segurança é um erro grave, com consequências prá lá de perigosas. E se já adotamos outras ações de segurança, como trancar portas, não parar o carro em locais suspeitos, usar cinto de segurança, pagar seguro, etc., por que não aprendermos também como nos proteger on-line?
E essa necessidade premente me leva a questionar como venho fazendo as coisas. Aqui no 5 Minutos de Segurança eu sempre busco trazer assuntos e dicas que sejam ao mesmo tempo relevantes e acessíveis para quem não é especialista no assunto. Eu me pergunto se estou sendo bem sucedido nessas intenções. O espaço de comentários está sempre aberto para dúvidas e sugestões, e nesse momento convido explicitamente a todos para palpitarem: o que eu posso (ou devo) fazer para tornar esse espaço mais útil para os usuários domésticos que buscam se manter seguros on-line? A palavra está com vocês. Todas as sugestões serão consideradas, e quando estiver ao meu alcance, serão implantadas. Se preferirem, podem se comunicar comigo por e-mail: ruy[ponto]flavio[arroba]gmail[ponto]com é o meu endereço.
Até a próxima.
A campanha da Webroot é baseada em imagens de outdoors sendo pintados, com uma frase em destaque: “Tinta secando: mais interessante do que explicar proteção contra códigos maliciosos.” Em outro outdoor, mantas de grama coladas na superfície e a frase “Grama crescendo: mais interessante do que explicar prevenção contra spam.”
O objetivo da campanha é admitir para os usuários que segurança da informação é, no mais das vezes, um assunto bem desinteressante. A empresa adota, a partir daí, uma linguagem mais simples, através da qual visa explicar aos usuários não como faz para protegê-los, mas sim quais os benefícios de suas soluções.
Penso que a chatice do assunto seja um dos principais motivos pelo desinteresse generalizado dos usuários. Vejo os efeitos disso diariamente, tanto com os números humildes de leitores desse blog, quanto pelo noticiário, que mostra em cores brutais o resultado do desinteresse pelo assunto, tanto para usuários domésticos quanto para empresas e para o próprio país.
O que me leva ao alerta óbvio: sim, segurança é um assunto pouco interessante para a maioria das pessoas. Contudo, é também um assunto fundamental, absolutamente indispensável para todos nós. Usar computadores e acessar a Internet sem atentar para a segurança é um erro grave, com consequências prá lá de perigosas. E se já adotamos outras ações de segurança, como trancar portas, não parar o carro em locais suspeitos, usar cinto de segurança, pagar seguro, etc., por que não aprendermos também como nos proteger on-line?
E essa necessidade premente me leva a questionar como venho fazendo as coisas. Aqui no 5 Minutos de Segurança eu sempre busco trazer assuntos e dicas que sejam ao mesmo tempo relevantes e acessíveis para quem não é especialista no assunto. Eu me pergunto se estou sendo bem sucedido nessas intenções. O espaço de comentários está sempre aberto para dúvidas e sugestões, e nesse momento convido explicitamente a todos para palpitarem: o que eu posso (ou devo) fazer para tornar esse espaço mais útil para os usuários domésticos que buscam se manter seguros on-line? A palavra está com vocês. Todas as sugestões serão consideradas, e quando estiver ao meu alcance, serão implantadas. Se preferirem, podem se comunicar comigo por e-mail: ruy[ponto]flavio[arroba]gmail[ponto]com é o meu endereço.
Até a próxima.
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