Cansado do assunto Copa do Mundo agora que o Brasil está fora? Bem, esta Copa do Mundo é diferente: o assunto é segurança. Ouça no artigo de hoje.
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A empresa de consultoria de segurança SecureWorks publicou um artigo em que ranqueia os seus mais de 2800 clientes globais por país e por tentativas de ataque.
A empresa presta serviços de segurança para vários ISPs e para várias empresas pelo mundo afora, inclusive no Brasil, e pode contar com um enorme conjunto de dados coletados ao longo dos últimos anos para estimar o nível de segurança dos países.
No Brasil, por exemplo, a SwecureWorks avaliou dados de 50 milhões de computadores de seus clientes, nos quais identificou quase 4 milhões e meio de tentativas de ataque. Dividindo o número de tentativas de ataque pelo número de computadores avaliados, a SecureWorks chegou a 89 tentativas de ataque para cada 1000 computadores. Este número coloca o Brasil na quarta colocação da “Copa do Mundo de Segurança”. Nosso número é excelente, de acordo com a empresa, ficando atrás apenas da Alemanha em 3º lugar, da Holanda em 2º lugar, e da Campeã, a Índia. Penso que vá ser difícil encontrar o termo “Índia” e a expressão “Campeã da Copa do Mundo” em qualquer outra situação.
Bem, e o que este número significa? Que estamos bem na cena? Nada disso. Significa que as empresas e ISPs conseguem barrar a maioria das tentativas de ataque, e que poucas dessas tentativas chegam de fato até nossos computadores pessoais e corporativos. Infelizmente, os ataques que chegam até nós aqui no Brasil são mais bem sucedidos que em outros países, justamente porque quando a bola está conosco, usuários, nós falhamos em muito mais casos que os usuários de outros países. Prova disso é o fato de que continuamos nos “Top 3” de endereços de e-mail barrados mundialmente, sendo impedidos de enviar mensagens por conta de nossas máquinas estarem infectadas por código malicioso de envio de SPAM.
O fato de termos boa colocação no ranking da SecureWorks e ao mesmo tempo termos tantos problemas de segurança quando a questão está por nossa conta é um testemunho claríssimo de que ainda temos muita coisa a fazer, e muito a melhorar em nosso cuidado on-line.
Ruy, eu também sou da torcida de que um dia a gente aprende, porém para isso precisamos ter pessoas ensinando, e aí que está o problema. A nossa boa colocação no ranking da SecureWorks mostra que nossos técnicos estão antenados com os problemas de segurança porém o “TOP3” mostra que nossos usuários não. E por que não? Porque as iniciativas de disseminar os cuidados necessários na utilização de tecnologia são poucas e focadas. Somente após a massificação das boas práticas no uso da internet, dos cartões de créditos, das compras on-line, etc que poderemos sonhar que um dia a gente aprenderá. Por enquanto vamos torcer. Primeiro torcer para que as autoridades, iniciativa privada, segmento bancário entenda rapidamente da necessidade de ensinar a sociedade quais são os golpes existentes e como se proteger deles. Segundo torcer para que a sociedade entenda e não se esqueça dos problemas e das soluções. Digo isso, pois acabei de ler no noticiário uma senhora perdeu R$3.000,00 após cair no golpe do bilhete premiado. Sim estamos em Julho de 2010 e pessoas ainda caem neste tipo de golpe, que dirá dos golpes eletrônicos. Vamos torcer ... Abraços
Ruy, eu também sou da torcida de que um dia a gente aprende, porém para isso precisamos ter pessoas ensinando, e aí que está o problema.
ResponderExcluirA nossa boa colocação no ranking da SecureWorks mostra que nossos técnicos estão antenados com os problemas de segurança porém o “TOP3” mostra que nossos usuários não.
E por que não?
Porque as iniciativas de disseminar os cuidados necessários na utilização de tecnologia são poucas e focadas. Somente após a massificação das boas práticas no uso da internet, dos cartões de créditos, das compras on-line, etc que poderemos sonhar que um dia a gente aprenderá.
Por enquanto vamos torcer.
Primeiro torcer para que as autoridades, iniciativa privada, segmento bancário entenda rapidamente da necessidade de ensinar a sociedade quais são os golpes existentes e como se proteger deles.
Segundo torcer para que a sociedade entenda e não se esqueça dos problemas e das soluções. Digo isso, pois acabei de ler no noticiário uma senhora perdeu R$3.000,00 após cair no golpe do bilhete premiado. Sim estamos em Julho de 2010 e pessoas ainda caem neste tipo de golpe, que dirá dos golpes eletrônicos.
Vamos torcer ...
Abraços