terça-feira, 3 de novembro de 2009

“Internet Banking” e “Windows” não combinam

Os ataques via Internet a contas bancárias só fazem crescer. Como fazer para nos protegermos? Ouça no artigo de hoje.


Clique aqui para baixar o artigo em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.

Clique aqui para ler o relato do IDGNow! sobre a sentença favorável ao Banco Itaú.

Clique aqui para ler um artigo do IDGNow! sobre como funciona esse código malicioso.

Clique aqui para ler um artigo do Washington Post onde o colunista Brian Krebs desaconselha o uso de sites bancários em máquinas com sistemas operacionais Windows.

Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.



2 comentários:

  1. Creio que a posição de trocar o sistema operacional seja um tanto quanto exagerada. Mas para o usuario leigo ou desplicente ( maioria) aí sim seria válido. Mas o problema não é o sistema operacional em si, e sim o comportamento do usuario. Sempre que acontece algo, sempre teve o "dedo" do usuario na história para abrir a guarda. O mesmo pode acontecer com um correntista displicente que vai em um caixa eletrônico todo alterado e saca dinheiro, e depois vai descobrir que o cartão dele foi clonado.

    ResponderExcluir
  2. È verdade, Anônimno, o comportamento do usuário é sempre sua maior arma e -- infelizmente -- sua maior fraqueza. Vivo dizendo isso.

    Mas a sugestão do Brian Krebs se baseia no fato de que algumas vulnerabilidades do Windows do tipo "zero-day", isto é, novíssimas, já terem sido exploradas em ataques. Os bandidos usam vulnerabilidades recém-descobertas e criam códigos maliciosos novos em cima delas. Os antivírus vão demorar um dia ou dois antes de pegarem as pragas, e aí já será tarde. O conselho do Brebs é baseado nisso.

    Mas cxoncordo com você que um ambiente mantido seguro com seriedade e cuidado e um comportamento responsável por parte do usuário eviutam a vasta maioria dos problemas.

    Obrigado por seu comentário!

    ResponderExcluir