A ouvinte Aninha mandou a seguinte questão:
“Passei a usar o Avira depois que você falou bem dele, mas desde então apareceu uma mensagem na minha tela na hora que eu ligo o computador dizendo que está faltando o arquivo CSRCS.EXE. Procurei o tal arquivo no computador e não tem mesmo. Se é um vírus que o Avira tirou, por que o computador reclama que está faltando?”
Bem, Aninha, em primeiro lugar, agradeço pela confiança que você depositou na minha análise. De fato o Avira é um antivírus muito bom, e isso você pode perceber pelo fato de ele ter pego um vírus que seu antivírus anterior não estava pegando. Aproveitando o ensejo, o vírus que cria o arquivo mencionado por você foi descoberto pela primeira vez em novembro de 2008, ou seja, um ano atrás. Fica então o puxão de orelha, Aninha: seus critérios de atualização do antivírus e de varredura do ambiente precisam ser revistos. Contudo, imagino que a adoção do Avira já faça parte de uma atitude de renovação com relação à segurança, e se for o caso, então ficam os parabéns.
Mas vamos à sua questão. O Avira de fato é o “culpado” pela mensagem de erro, pois removeu o malware Worm/Autorun.bft e o arquivo csrcs.exe criado por esse malware. Segundo informações do site Process Library, esse executável coleta informações de sua máquina e as envia para endereços na Internet, o que nunca é uma coisa boa, não é verdade? Então, nesse caso a mensagem de que o tal csrcs.exe não foi encontrado é bem melhor que a alternativa, isso é, que a praga esteja ativa em sua máquina.
A razão para a mensagem de erro é a seguinte: a praga altera alguns registros da sua máquina de forma que os mesmos se refiram ao tal csrcs.exe. Quando esses registros são consultados, a menção a um arquivo que seu antivírus apagou gera a mensagem de erro. Para que essa mensagem suma, é preciso executar alguns comandos para limpar o registro da máquina. Há várias formas para se fazer isso. O fórum do Clube do Hardware sugere a utilização de uma ferramenta chamada Combofix, que faz as correções automaticamente, bastando que o usuário siga à risca uma lista de instruções simples. Encontrei também um pequeno conjunto de instruções para remoção manual da mensagem no site Forum.Gamevicio. Essas instruções também são simples, e tornam desnecessário baixar e instalar quaisquer ferramentas.
Por fim, deixo duas sugestões, Aninha. Quando surgirem mensagens de erro fazendo referências a arquivos ou quando você desconfiar de algum processo no gerenciador de tarefas do seu computador, não custa nada dar uma pesquisada no site Process Library e no site File.net para saber o que são esses arquivos e processos. A execução de tais consultas é um hábito salutar, que mostra que o usuário já está mais alerta para sua segurança. A segunda sugestão é a seguinte: quando seu antivírus provocar algum distúrbio no ambiente, a atitude mais adequada é fica feliz, porque antivírus agiu em seu benefício. Se não tivesse agido, o distúrbio não teria acontecido, é fato, mas o malware continuaria solto em sua máquina. Penso que essa segunda alternativa seja bem pior que a suposta dor de cabeça trazida pelo antivírus.
Ajude-nos a melhorar a qualidade dos artigos desse site, deixando na seção de comentários suas dúvidas, críticas e sugestões.
Até a próxima.
Eu sugeriria o uso do CCleaner...
ResponderExcluirEle limpa, além de registro, cache de browser e "otras cositas mas"...
É possível ver, entre outras coisas, os programas que estão sendo carregados automaticamente com o sistema.
Continue com o bom trabalho :)!
Boa dica, Marcelo.
ResponderExcluirAcho que o CCleaner vale um artigo no futuro, por ser uma feramentamuito útil. Vou ver sepreparo algo a respeito.
Valeu!