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Clique aqui para ver um vídeo com o quadro do Monty Python que indiretamente deu origem ao termo “spam” para lixo eletrônico (legendado em português).
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Recentemente comentei um dado da Symantec de que 90% das mensagens de correio eletrônico enviadas no mundo todo são não solicitadas, isso é, são lixo eletrônico. Ou “SPAM”, como os americanos batizaram essa encheção de saco virtual.
Penso ser oportuno falarmos sobre as ferramentas que cuidam para que nossas caixas de entrada não fiquem entupidas com esse tipo de lixo. Tais ferramentas são chamadas de anti-spam”
Antes de começarmos, uma explicação. O termo “spam” teve origem na década de 30 do século passado, quando a empresa Homel levou ao mercado aquilo que conhecemos como apresuntado, um enlatado de carnes processadas quimicamente. Em 1970 o Monty Python, grupo de comediantes ingleses, criou um quadro em que um casal tenta escolher pratos para o café da manhã em um restaurante, e todos eles contém grande quantidade do tal do spam. Exatamente desse quadro surgiu o nome das mensagens não solicitadas, que aparecem em profusão nas caixas de entrada de todos nós, se não cuidarmos de evitá-las.
O lixo eletrônico popularizou-se justamente pelo baixo custo, e hoje é uma praga difícil de evitar e praticamente impossível de erradicar. Na tentativa de conter o problema, muitas soluções foram propostas, inclusive as listas negras e as listas brancas de e-mail. As listas negras são aquelas que contêm endereços de remetentes indesejados. São mantidas por instituições internacionais e o Brasil costuma figurar em uma das três primeiras posições em quantidade de endereços bloqueados. Há muito as listas negras deixaram de se preocupar com os endereços de e-mail dos remetentes, uma vez que esses são facílimos de serem forjados, usando hoje os endereços IP dos remetentes. O problema é que os spammers sempre encontram novos endereços não bloqueados para enviarem suas mensagens indesejadas. Já as listas brancas são mantidas localmente e são compostas dos endereços autorizados a mandar e-mail. Todos os endereços que não fazem parte da lista são bloqueados. Nesse caso a desvantagem é perder mensagens importantes de pessoas que por um motivo ou por outro não façam parte da lista de autorizados.
Os aplicativos modernos anti-spam usam um conjunto de técnicas que englobam as listas negras, as listas brancas e a análise das mensagens. Remetente, quantidade de destinatários, palavras-chave no corpo da mensagem e outros atributos, Para cada mensagem determinam uma probabilidade de que a mesma seja lixo eletrônico e só deixam passar aquelas que aparentemente têm conteúdo legítimo. As demais vão para a lixeira ou para uma pasta especial de quarentena, onde permanecem até que o usuário decida apagá-las de vez.
É um processo 100% garantido? Não, por lidar com probabilidades, existe uma chance de que algum lixo eletrônico escape para a caixa de entrada dos usuários — que é sempre o interesse maior de quem manda esse tipo de mensagem. Eles disfarçam palavras e expressões, colocam o texto todo dentro de uma figura e desenvolvem suas próprias técnicas para burlar o anti-spam. Quando uma mensagem não solicitada consegue burlar o aplicativo anti-spam, é chamada de “falso negativo”. Existe também a possibilidade de uma mensagem legítima ser barrada pelo anti-spam. Por isso a maioria dos aplicativos evita apagar logo de cara o suposto lixo eletrônico que chega, dando uma chance para o usuário recuperar alguma mensagem importante que tenha ido para a quarentena.
Apesar dessa probabilidade de falsos positivos e falsos negativos ser uma questão que exige atenção por parte do usuário, é inegável que as ferramentas de anti-spam sejam úteis e evitem muita dor de cabeça.
Hoje em dia a maioria dos provedores de serviço de correio eletrônico já adota uma ferramenta centralizada de controle desse tipo de praga, e nesses casos as mensagens já chegam filtradas para o usuário, Provedores de Webmail tais como o GMail, o Hotmail, o YahooMail e o UOLmail adotam algum tipo de estratégia para proteger sua caixa de entrada, e como os pacotes comerciais, essa técnicas estão cada vez mais refinadas e eficientes.
No próximo artigo faremos um comparativo entre os principais pacotes anti-spam disponíveis no mercado.
Bom fim de semana e até a próxima.
Penso ser oportuno falarmos sobre as ferramentas que cuidam para que nossas caixas de entrada não fiquem entupidas com esse tipo de lixo. Tais ferramentas são chamadas de anti-spam”
Antes de começarmos, uma explicação. O termo “spam” teve origem na década de 30 do século passado, quando a empresa Homel levou ao mercado aquilo que conhecemos como apresuntado, um enlatado de carnes processadas quimicamente. Em 1970 o Monty Python, grupo de comediantes ingleses, criou um quadro em que um casal tenta escolher pratos para o café da manhã em um restaurante, e todos eles contém grande quantidade do tal do spam. Exatamente desse quadro surgiu o nome das mensagens não solicitadas, que aparecem em profusão nas caixas de entrada de todos nós, se não cuidarmos de evitá-las.
O lixo eletrônico popularizou-se justamente pelo baixo custo, e hoje é uma praga difícil de evitar e praticamente impossível de erradicar. Na tentativa de conter o problema, muitas soluções foram propostas, inclusive as listas negras e as listas brancas de e-mail. As listas negras são aquelas que contêm endereços de remetentes indesejados. São mantidas por instituições internacionais e o Brasil costuma figurar em uma das três primeiras posições em quantidade de endereços bloqueados. Há muito as listas negras deixaram de se preocupar com os endereços de e-mail dos remetentes, uma vez que esses são facílimos de serem forjados, usando hoje os endereços IP dos remetentes. O problema é que os spammers sempre encontram novos endereços não bloqueados para enviarem suas mensagens indesejadas. Já as listas brancas são mantidas localmente e são compostas dos endereços autorizados a mandar e-mail. Todos os endereços que não fazem parte da lista são bloqueados. Nesse caso a desvantagem é perder mensagens importantes de pessoas que por um motivo ou por outro não façam parte da lista de autorizados.
Os aplicativos modernos anti-spam usam um conjunto de técnicas que englobam as listas negras, as listas brancas e a análise das mensagens. Remetente, quantidade de destinatários, palavras-chave no corpo da mensagem e outros atributos, Para cada mensagem determinam uma probabilidade de que a mesma seja lixo eletrônico e só deixam passar aquelas que aparentemente têm conteúdo legítimo. As demais vão para a lixeira ou para uma pasta especial de quarentena, onde permanecem até que o usuário decida apagá-las de vez.
É um processo 100% garantido? Não, por lidar com probabilidades, existe uma chance de que algum lixo eletrônico escape para a caixa de entrada dos usuários — que é sempre o interesse maior de quem manda esse tipo de mensagem. Eles disfarçam palavras e expressões, colocam o texto todo dentro de uma figura e desenvolvem suas próprias técnicas para burlar o anti-spam. Quando uma mensagem não solicitada consegue burlar o aplicativo anti-spam, é chamada de “falso negativo”. Existe também a possibilidade de uma mensagem legítima ser barrada pelo anti-spam. Por isso a maioria dos aplicativos evita apagar logo de cara o suposto lixo eletrônico que chega, dando uma chance para o usuário recuperar alguma mensagem importante que tenha ido para a quarentena.
Apesar dessa probabilidade de falsos positivos e falsos negativos ser uma questão que exige atenção por parte do usuário, é inegável que as ferramentas de anti-spam sejam úteis e evitem muita dor de cabeça.
Hoje em dia a maioria dos provedores de serviço de correio eletrônico já adota uma ferramenta centralizada de controle desse tipo de praga, e nesses casos as mensagens já chegam filtradas para o usuário, Provedores de Webmail tais como o GMail, o Hotmail, o YahooMail e o UOLmail adotam algum tipo de estratégia para proteger sua caixa de entrada, e como os pacotes comerciais, essa técnicas estão cada vez mais refinadas e eficientes.
No próximo artigo faremos um comparativo entre os principais pacotes anti-spam disponíveis no mercado.
Bom fim de semana e até a próxima.
Obrigado, fica aqui a minha solicitação. COMO USO O PROVEDOR BOL. Este tem uma quantidade muito pequena de endereços que posso colocar pra ser traduzido como endereço não SPAM.
ResponderExcluirTudo de bom, sem SPAM!
Por coincidência, ontem mesmo fui testemunha (na verdade, fui vítima) de uma bobeada de um funcionário (mal preparado, diga-se de passagem) da prefeitura de minha cidade. A pessoa mandou uma mensagem sem adotar o recurso BCC do Outlook e daí acabou divulgando a lista de contatos oficiais do órgão. Com essa lambança, quase mil pessoas tiveram seus e-mails espalhados ao léu. :-(
ResponderExcluirÉ como comento há anos (uso Internet desde os tempos da manivela -fui um daqueles que tinha a tal Carta Azul da Embratel): CERTAS FERRAMENTAS NA MÃO DE CERTAS PESSOAS É UMA ARMA!
Por incompetência esses paspalhos acabam entregando munição a spammers, crackers e todo tipo de golpistas. Como é duro conviver com esses "artistas"! :-(
Wa Mor,
ResponderExcluirVocê poderia esclarecer um pouco mais sua solicitação?
Obrigado.
Anônimo, muito tempo atrás, quando eu minstrava um módulo de comunicação corportativa na Faculdade Anhembi, falava logo no início sobre a importância da privacidade e da utilização correta do "BCC" no envio de mensagens. Eu achava tão importante que sempre colocava como questão de prova.
ResponderExcluirImpressionante como esse tipo de treinamento -- de bons hábitos de comunicação corporativa -- faria bem às empresas brasileiras. Sei que isso está longe de acontecer, mas não custa sonhar, não é verdade?
Sim, é verdade, Rui.
ResponderExcluirPermita-me uma correção de português na afirmação que fiz acima:
CERTAS FERRAMENTAS NA MÃO DE CERTAS PESSOAS SÃO UMA ARMA!
Em breve me encontrarei com um dos caciques da prefeitura local e farei essa reclamação pessoalmente... Barato não vai ficar para o funcionário lambão.
Puxa, Anônimo, um dia ainda preciso fazer isso que você fez: corrigir um monte de erros em meus textos e gravações.
ResponderExcluirQuanto ao funcionário lambão, espero que ele realmente tenha seu comportamento corrigido, para o bem da própria prefeitura.
Um abraço.