sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"5 Minutos de Segurança" no Twitter

Caros ouvintes e leitores,

Diariamente leio vários artigos, notícias e boletins de segurança, sem falar nos sites de produtos, whitepapers, listas de distribuição e outros recursos. Uso esse material todo para compor os artigos que vocês leem e ouvem aqui no 5 Minutos de Segurança.

Como o material a que tenho acesso é grande, e em muitos casos os assuntos não são compatíveis com a proposta desse blog, deixo-os de for dos artigos diários. Contudo, alguns de vocês podem se interessar por saber mais sobre o que está rolando no Brasil e no mundo quanto a assuntos ligados à segurança.

Em função disso, decidi abrir uma página no Twitter onde pretendo publicar links de recursos que normalmente ficam fora desse espaço. Obviamente que vou fazer uma filtragem dos assuntos, tentando mantê-los interessantes, úteis e ligados ao propósito do blog. Não creio que vá passar de três ou quatro "tweets" por dia, se tanto.

Quem achar uma boa idéia, basta entrar na página do 5 Minutos de Segurança no Twitter e clicar em "Follow".

A quem quiser se aventurar e puder me passar suas impressões, serei muito grato.

Um excelente fim de semana a todos.

2 comentários:

  1. 1- Os govs(sem exceção) não podem ter segurança a ponto de serem imunes a qq crime virtual. Ou qq crime! A história é farta de fatos...
    2- Vc fala de segurança,investimento e tal... porém vc coloca um blog cheio de "clic aqui" para ouvir ou ler...
    3- Vc sabe o qto um blog é prato cheio para "os tais crimes". Qto ao seu não é diferente.
    4- Os navegadores te remete para páginas que vc não pede.
    5- Qto aos plugins dos browser e nada... dá na mesma. QQ HP pode ser impedida pelo plugin de "segurança".
    6- Até onde a minha ignorância possa me levar não temo qq clic.
    7- Pela quantidade de máquinas existente e os que entedem mais sobre informática podessem fazer algo "seguro" o fariam mas, não podem.

    PARA VENDERMOS TEMOS QUE FORMENTAR UMA NECESSIDADE !

    No mais, parabéns pela iniciativa. Já pluguei para fazer parte dos seus seguidores".
    Há, isso é mais uma bobagem da Net:
    td class="desc">Digite os caracteres da imagem acima.>
    input id="f-captchaKey" type="hidden" name="captchaKey" value="1hckufpfjo37f">

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau quanto ao ponto no. 1, IDGPOL, Contudo, a afirmativa de que "não tem jeito" não pode ser utilizada como justificativa para a negligência, que ocorre por parte de governos e pessoas em muitos casos. "Ah, isso é assim mesmo..." é uma atitude que pode fomentar o descaso, que é a mais prejudicial das ações.

    Quanto ao pontos nos. 2 e 3, você tem uma boa dose de razão, e vou aproveitar sua deixa para fazer um artigo a respeito. Já falei sobre a questão da confiança, mas tem mais a ser dito. Obrigado pela dica.

    Quat ao ponto no. 4, alguns sites de fato te remetem para páginas que você não necessariamente pediu. Esses sites devem estar na lista daqueles de quem você deve desconfiar, não é mesmo?

    Discordo plenamente do no. 5. Vários plugins de segurança são bastante úteis. Por exemplo, eu nunca mais cliquei numa URL encurtada do Twitter sem saber exatamente onde ela ia me levar, e já evitei de ir para vários sites que o WOT me desaconselhou.

    Quanto ao no. 6, o objetivo desse blog é justamente fornecer insumos para que os usuários domésticos possam depender mais do que de sua ignorância para navegar. Até porque a falta de conhecimento não vai proteger ninguém contra "drive-by downloads" e outras pragas virtuais.

    Se entendi direito o no. 7, concordo com você. É da natureza de todo software ter bugs e vulnerabilidades. E é justamente por não podermos depender dos programadores e fabricantes que temos que tomar cuidado em dobro do nosso lado.

    Obrigado por seu comentário, IDGPOL, e obrigado por seguir esse blog.

    Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir