Alguns dados sobre o crescimento de incidentes de segurança na Internet no mosrtam o que já deveríamos saber, mas teimamos em não aprender: todo cuidado é pouco. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/Kiwi6 (arquivo disponível só durante alguns dias) Clique aqui para baixar o artigo do site da Kiwi6 em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ir à página de estatísticas do Cert.br.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Tudo bem que nossas praias sejam muito mais lindas, que nosso futebol esteja anos luz à frente e que aqui não tenhamos terrorismo. Mas de vez em quando devo confessar que invejo nossos amigos norte-americanos. Principalmente no que diz respeito aos dados estatísticos do que ocorre naquele país. Nós brasileiros não temos a cultura de armazenar objetivamente dados que nos permitam enxergar com precisão o que ocorre por aqui, e os EUA são extremamente competentes nesse quesito.
Ontem foi publicado um relatório conjunto do IC3 (Centro de Reclamações de Crimes pela Internet) e do FBI, mostrando a evolução das reclamações e das perdas naquele país no ano de 2009. O Cert.br nos dá algumas estatísticas equivalentes aqui no Brasil, mas a análise do FBI vai muito além dos números de ataques, mostrando o crescimento monetário das perdas e avaliando os tipos dos ataques.
Os dados apresentados no relatório mostram que de 2008 para 2009 houve um aumento de 22% no número de incidentes de segurança relatados, e esse aumento percentual provocou um aumento de perdas financeiras relatadas de 264,6 milhões de dólares para 559,7 milhões de dólares no mesmo período, ou seja, um crescimento de 112%.
O relatório continua, mostrando que os golpes mais aplicados são as fraudes em nome do próprio FBI (16,6%), com as falhas na entrega de mercadorias e falta de pagamento em segundo lugar (11,9%) e com as fraudes de taxa de adiantamento em terceiro lugar (9,8%). Essa última é muito utilizada no Brasil na forma de pequenos golpes aplicados pelo celular pré-pago, em que a vítima é convencida a pagar uma taxa adiantada para receber um prêmio qualquer que nunca chega.
E no Brasil? Bem, no Brasil temos os dados de incidentes coletados pelo Cert.br, dados esses que nos informam um crescimento nos incidentes relatados de 222.528 em 2008 para 358.343 em 2009, o que representa um aumento de 61%. Dos incidentes relatados, o Cert.br informa que 70% deles são da categoria “fraude”, mas não existe especificação sobre quais os tipos de fraude praticados nem sobre os prejuízos financeiros provocados pelos incidentes.
Ainda assim, o que podemos perceber claramente é uma tendência de aumento dos perigos existentes na Internet, o que deveria servir de alerta para todos nós para mantermos nossos olhos bem abertos, e nossa guarda alta. Com registro preciso ou sem, essas são estatísticas das quais definitivamente não queremos fazer parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário