Emuladores de Playstation para o PC trazem códigos maliciosos. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/Kiwi6 (arquivo disponível só durante alguns dias) Clique aqui para baixar o artigo do site da Kiwi6 em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler o relato de Tim Keichner, do site SunBelt, sobre os emuladores de Playstation infectados com código malicioso.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Os ciber-criminosos estão inovando sempre em seus ataques, e dessa vez o alvo são os emuladores de consoles de videogame. Os emuladores, para quem não sabe, são programas que simulam no computador o ambiente do console, transformando temporariamente esse computador em um Mega Drive, um Game Boy , um Playstation e por aí vai. Geralmente os emuladores surgem quando o console fica obsoleto e sai de linha, e isso deve-se ao fato de que o hardware dos consoles novos ser no mais das vezes mais “parrudo” do que os computadores atuais. É preciso que haja avanços em velocidade de processamento para simular via software o que os console fazem com o hardware, que é de ponta no momento em que são lançados.
Pois bem, um dos emuladores mais procurados hoje em dia é o do Playstation 2, console da Sony que deu lugar ao Playstation 3 a partir de 2006. Os computadores de hoje em dia já têm recursos suficientes para rodar emuladores de Playstation 2, e os mesmos surgem a torto e a direito na Web, sempre para download gratuito.
Existe, claro, um problema grave em se baixar junto com o emulador os jogos para esse console, pois que os mesmos ainda têm direitos autorais ativos, o que configura em pirataria o ato de se baixá-los da Web sem a autorização expressa dos fabricantes. Mas essa é uma questão legal cuja discussão foge ao propósito desse blog. O que vem ao caso nesse contexto é o fato de que alguns desses emuladores estão vindo empacotados junto com código malicioso.
O analista de segurança Tim Keichner, do site SunBelt alertou recentemente para o fato de que alguns emuladores contidos no site movieutilitiesonline[ponto]com trazem junto um cavalo de troia que a posteriori baixará falsos antivírus e outros tipos de scareware na maquia do usuário.
Ou seja, além de cometer pirataria explícita, o usuário desavisado ainda traz código malicioso para sua máquina, tudo em nome de matar a saudade do velho console. E sabe o que isso economiza para a vítima? Quase nada, uma vez que consoles do Playstation 2 usados são baratíssimos e fáceis de serem encontrados, assim como os jogos desse console. Em busca de economizar até esse pouquinho, o usuário se expõe, e pode acabar num baita prejuízo, dependendo do código malicioso que conseguir se infiltrar em sua máquina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário