Um aplicativo gratuito ajuda (e muito) a manter todo o software do seu computador atualizado. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/Kiwi6 (arquivo disponível só durante alguns dias) Clique aqui para baixar o artigo do site da Kiwi6 em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui ler o artigo da Secunia sobre atualização de software em computadores pessoais (PDF).
Clique aqui baixar os software gratuito PSI, da Secunia.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Ontem encontrei um artigo da Secunia, empresa de segurança norte-americana, falando sobre o estado das atualizações de software pela Internet afora. O quadro apresentado pelo artigo traz informações úteis e de interesse de todos os usuários que prezam por sua segurança.
Seguem alguns dos dados que o artigo apresenta: em média os usuários têm 66 programas instalados em seus computadores; esses programas são fornecidos por 22 empresas, também considerada a média. Tais números já dão uma dimensão bastante preocupante do quanto é complexo manter o software de nosso PC atualizado. Ah, sim, digo “PC” porque os dados se referem a usuários de computadores que utilizam sistemas operacionais da Microsoft, sendo que 56% desses usam o XP, 27% usam Vista, 15,5% usam Windows 7 e 0,5% ainda insistem em usar o Windows 2000.
Mas voltando ao assunto, os números de programas instalados e empresas fornecedoras mostram que a tarefa de manter o computador atualizado, de fato é mais que complexa. Os interessados têm um desafio que envolve aproximadamente 5 atualizações por semana, em média, o que exige uma brutal atenção por parte do usuário.
Mas será que existe alguma alternativa a ter que ficar o tempo todo ligado nas atualizações? Sim, existe. A própria Secunia disponibiliza gratuitamente o PSI, ou Personal Software Inspector. Quando instalado, o PSI faz uma varredura no disco, descobre todos os pacotes de software instalados e compara suas versões com uma base de dados da empresa que mostra as últimas atualizações. Quando rodei o programa em meu computador descobri que o Adobe Acrobat estava desatualizado (de novo), que o Adobe Flash Player estava desatualizado (de novo) e que o Thunderbird (cliente de leitura de e-mails da Mozilla) estava desatualizado. O próprio aplicativo oferece a facilidade de atualizar os programas fora da linha, e em 10 minutos meu computador estava como novo. O programa fica acionado o tempo todo, o que consome alguns recursos da máquina, claro. Porém os benefícios são enormes, pois assim que surge uma atualização, ele mostra a mesma e dá a oportunidade de o usuário aplicá-la em seu computador.
Pronto, de uma tacada só a Secunia resolveu um problemão: o PSI automatiza para o usuário a busca por atualizações. E o melhor: faz isso de graça. Como todo software novo, vou ficar de olho nele por uns tempos, comparando seus resultados com outras tabelas de atualização disponíveis na Internet. Mas penso que se for eficaz, será uma ferramenta e tanto à disposição de quem se preocupa com sua própria segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário