A Copa do Mundo vai começar. Os golpes saíram na frente. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para verificar a lista dos últimos termos de busca “envenenados”, disponibilizados pela PandaLabs.
Clique aqui para ler um artigo sobre o crescimento dos golpes de scareware mesmo após o desbaratamento da gangue da Innovative Marketing.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
A Copa do Mundo da África do Sul vai começar nesta sexta-feira, e os ciber-criminosos saíram na frente. Já são inúmeros os golpes sendo aplicados on-line contra quem estiver desavisado.
Um destes golpes é uma variação de um truque comum utilizado sempre que notícias ditas “quentes” começam a circular pela Internet. O nome é até interessante: envenenamento de máquina busca. Funciona assim: os ciber-criminosos invadem um site e o infectam com código malicioso. Este código geralmente é uma versão dos famigerados antivírus falsos, que quando entram na máquina da vítima impedem o funcionamento de programas e mostram mensagens dizendo que a máquina está infectada, e que para limpá-la a vítima deverá baixar um antivírus pelo qual terá de pagar uma quantia qualquer.
Após infectar o site, os ciber-criminosos alteram seu código com técnicas de otimização que fazem com que as máquinas de busca como o Google, o Yahoo e o Bing deem altas classificações para o site quando a busca for, por exemplo, por “Copa do Mundo” ou “Mundial da África do Sul”. Este é o tal envenenamento a que se refere o nome do golpe.
Aí é só esperar pelos usuários, que vão buscar pelos termos “envenenados”, e vão cair nas páginas infectadas. Uma lista publicada essa semana pelo fabricante de antivírus Pandalabs mostra, por exemplo, que a expressão “Brazil vs Zimbabwe” foi envenenada e durante alguns dias levou a páginas infectadas. Apesar deste caso específico já ter sido resolvido, este blogueiro aposta que o problema não vai parar por aí. O golpe dá dinheiro, e os bandidos já estão aproveitando de expressões sobre a Copa em idioma inglês para espalhar seus antivírus falsos.
É interessante notar que mesmo depois que esforços internacionais resultaram no fechamento da Innovative Marketing, a maior rede mundial de distribuição de scareware do mundo, esse tipo de golpe continua sendo aplicado em larga escala. Estima-se que a Innovative Marketing tenha tungado de suas vítimas nada menos que 163 milhões de dólares nos últimos anos, mas desde o desbaratamento da gangue a distribuição de falsos antivírus se multiplicou por 10, e isso só nos primeiros meses de 2010.
A Copa do Mundo é apenas um dos eventos capitalizados por esse tipo de golpe, que pelo visto veio para ficar. E a dica, nesse caso, já foi dada e repetida: é bastante indicado restringir nossas buscas por notícias em sites conhecidos, evitando as promessas de “furos de reportagem” que vêm de sites desconhecidos. E é bom aumentar os níveis de atenção nesse próximo mês. Não é só a defesa do Brasil que precisa ficar de olhos abertos e preparada para a ação. Nenhum de nós pode se dar o luxo de tomar um frango por desatenção em um momento tão crítico para nossa segurança.
Não por coincidência, o SPAM mais divulgado dos últimos dois dias, contem a foto do treinador “Dunga” com o olho roxo, devido a um pseudo desentendimento com torcedores. Os mais curiosos e desatentos, ao saciar suas curiosidades, instalarão o Trojan de nome PWS-Banker.gen.ad, que tem a simples e desastrosa função de roubar as senhas bancárias dos usuários.
Não por coincidência, o SPAM mais divulgado dos últimos dois dias, contem a foto do treinador “Dunga” com o olho roxo, devido a um pseudo desentendimento com torcedores.
ResponderExcluirOs mais curiosos e desatentos, ao saciar suas curiosidades, instalarão o Trojan de nome PWS-Banker.gen.ad, que tem a simples e desastrosa função de roubar as senhas bancárias dos usuários.
Abraços
Obrigado pela dica, Oliver. Vem confirmar tudo o que tenho lido e presenciado.
ResponderExcluirA coisa tende a "pegar" de agora até o fim da Copa.
Olho vivo, moçada!