Um relatório da G Data mostra que o crescimento do número de vírus na Internet simplesmente assustador, e tende a piorar. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler um artigo no blog da G Data sobre o crescimento dos códigos maliciosos em 2010.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
A G Data, empresa alemã de soluções contra códigos maliciosos publicou na semana passada um relatório contendo dados acerca do crescimento dos vírus na Internet no primeiro semestre desse ano. E os números exigem atenção. Muita atenção, alias.
Só nos primeiros seis meses desse ano mais de um milhão de novos códigos maliciosos já foram identificados, o que dá uma estúpida taxa de 4 novos códigos maliciosos surgindo por minuto. Para se ter um parâmetro de comparação, nesses seis meses já são mais novos códigos maliciosos que no ano todo de 2008, e a expectativa é de que a barreira dos 2 milhões seja quebrada antes do fim do ano, o que representará um crescimento de 50% sobre o ano de 2009.
Os sistemas operacionais Windows, da Microsoft são os mais afetados por esse tsunami, com 99,4% dos vírus sendo direcionados para essas plataformas. Isso não significa, claro, que quem usa outros sistemas, como o MacOS ou o Linux está livre de problemas, mas as chances de infecção realmente ficam bem reduzidas. Ainda assim outras ameaças, tais como o phishing e os golpes de engenharia social não são dependentes de sistema operacional, é bom lembrar.
No que diz respeito aos tipos mais comuns de códigos maliciosos, os grandes campeões até agora são os cavalos de troia, que representam 42% do total, em um crescimento de 10% sobre os números do ano passado. Quem mais cresceu foram os spywares, que hoje são 51% a mais do que em 2009.
Imagino que ninguém mais precise de razões para manter o antivírus em dia e as defesas bem azeitadas em seus computadores. Até porque com números assim, quem não se protege demonstra uma tremenda dose de negligência consigo mesmo e com seus dados.
Espero que os leitores e ouvintes do 5 Minutos de Segurança estejam em situação melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário