Está circulando um e-mail malicioso com um baita golpe em cina de uma notícia falsa sobre uma suposta desistência de José Serra. Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler um artigo de Renato Rodrigues, do IDGNow sobre Esse golpe em cima do presidenciável José Serra.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Mais um ponto para a criatividade dos golpistas: está circulando uma mensagem pelas caixas de e-mail aqui no Brasil uma notícia de que o candidato José Serra teria desistido da corrida presidencial.
A mensagem dá inúmeras pistas de ser o que realmente é: um baita golpe em busca de infectar o computador dos curiosos. Já começa pelo título: “Serra desisti da presidencia”. Assim, “desisti” com “i” no final e “presidencia” sem acento no “e”. Já deveria ser um enorme alarme para que desconfiássemos do que vem depois, certo?
Na mensagem, outras pistas, com o uso do nome do candidato e de nosso país escritos em maiúsculas gritantes, o que é contrário a qualquer manual de jornalismo. A mensagem também promete um vídeo com o pronunciamento do candidato, supostamente do site G1.com, mas quem tem o cuidado de verificar a URL antes de clicar percebe que a origem é um site que não tem nada a ver com o G1, e que o vídeo se chama “Serra_Video.com”. “.com”, é bom lembrar, não é extensão de arquivo de vídeo, mas sim de programa executável. Quem teima e executa instala um cavalo de troia em seu computador que abre as portas do mesmo para que os bandidos o invadam e façam o que quiserem, inclusive roubar informações e dados bancários.
A lição aqui acho que todos já perceberam: não clicar em nada que venha a título de notícia em mensagem e e-mail. Queremos notícias? Existem vários portais confiáveis para tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário