Os usuários da versão gratuita do ZoneAlarm, da empresa de segurança Check Point, estão tendo uma péssima surpresa com o produto: uma janela de pop-up surge do nada e avisa da ameaça nova a que seus computadores estão sujeitos, no caso uma variação do Zeus, o código malicioso que rouba informações financeiras e está causando dor de cabeça para usuários no mundo afora já faz quase um ano. Veja a mensagem abaixo, cortesia do site The Register:
O erro da Check Point, nesse caso, é usar uma tática de scareware para impulsionar seus usuários a passar para a versão paga do ZoneAlarm. É um desserviço que a empresa presta à comunidade de segurança, pois se já dá um baita trabalho convencer os usuários a não clicarem em janelas de pop-up assim, pois não passam de golpes, esse trabalho fica ainda mais complicado quando uma empresa legítima emprega a mesma tática. Como o usuário vai identificar quando se trata de um aviso de uma empresa legítima ou de um golpe aplicado por um ciber-criminoso? Se o aviso da Check Point é vazio, isso é, fala de um problema que de fato não existe no computador do usuário, esse usuário pode ser culpado quando da próxima vez resolver ignorar um aviso sério vindo da empresa ou de outro fabricante de segurança?
Uma tristeza, viu. Golpes de publicidade desse calibre são de desanimar a gente.
Fica o aviso: se você usa a versão gratuita do ZoneAlarm, ignore a janela de pop-up que “informa” que seu computador pode estar em perigo e que esse perigo é o Zeus.zbot.aoaq. É só uma campanha muito mal direcionada da empresa. E se tiver um tempinho extra, escreva para eles e avise que esse tipo de publicidade só atrapalha.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário