A nova versão beta do Secunia PSI está disponível. Vale a pena conferir? Ouça no artigo de hoje.
Audio via YouTube
Audio via Odeo/FileFreak
Clique aqui para baixar o artigo do site FileFreak em seu micro para poder carregá-lo em seu mp3-player.
Clique aqui para ler um artigo de Jakob Balle, VP de Desenvolvimento da Secunia sobre a nova versão do PSI.
Para ler esse artigo, clique no botão abaixo.
Já disse aqui no 5 Minutos de Segurança — várias vezes, aliás — que sou “fã” do Secunia PSI, um inspetor de software pessoal que varre todo o software instalado em um computador e avisa quando há aplicativos desatualizados, o que pode revelar buracos de segurança no computador. Uso o Secunia PSI há um ano, e posso atestar que é uma ferramenta muito útil ao usuário doméstico, e pelo melhor dos preços: é de graça.
Agora no início de setembro a Secunia lançou a versão 2.0 beta do PSI, com ainda mais uma inovação: a atualização automática dos programas instalados no computador. A versão atual só avisa que há programas desatualizados, e oferece o link para que o usuário vá até a página do fabricante e baixe a atualização por si mesmo. Para mim esse mecanismo já funciona muito bem, mas a nova versão vai além: para um conjunto até que grande de aplicativos de mercado, o PSI já inicia automaticamente a atualização assim que descobre que um pacote está desatualizado. Dessa forma o usuário se desonera de mais uma tarefa de segurança, que passa a ser desempenhada — com mais eficiência, diga-se de passagem — pelo PSI. Sem mais atrasos, sem mais desculpas e sem mais preguiça.
É bom lembrar que esta versão ainda está em estado “beta”, isto é, ainda é uma versão de testes, sujeita a erros. Pelo que vejo, é uma versão estável, e de rápida instalação. A interface foi remodelada, mas continua bastante intuitiva, de fácil uso. Também achei essa nova versão mais rápida que a anterior. E o melhor dessa versão beta é que quando sair a versão 2.0 final, ela será atualizada automaticamente.
Eu geralmente não indico software, e muito menos em versões de teste. Mas vou abrir uma exceção para o PSI 2.0 beta, uma vez que penso ser uma excelente ferramenta de segurança para todos nós. Mas se você acha que é um risco, visite a página da Secunia ao longo do próximo mês, e assim vai ficar sabendo quando a versão final for lançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário